Notícias da CERR

Notícias da CERR

14/11/2019

imagem da notícia

INSTRUÇÃO PROCESSUAL

Servidores estaduais recebem capacitação em processos licitatórios

O objetivo da capacitação é proporcionar celeridade na conclusão de instrução processual ainda em andamento

Por meio da COGERR (Controladoria Geral do Estado), o Governo de Roraima realizou o minicurso "Instrução Processual: Fase Interna e sua Tramitação na Controladoria-Geral do Estado". O evento ocorreu na tarde desta quarta-feira, 13, no auditório do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima).

O controlador geral do Estado, Érico Veríssimo de Carvalho, disse que o minicurso tem o objetivo de orientar os servidores que trabalham diretamente com instrução processual. "Nossa meta é atingir especialmente os servidores públicos lotados nos departamentos e unidades administrativas dos órgãos que compõem o Poder Executivo Estadual, gestores e fiscais de contratos", explicou.

Hoje, existem os mais diversos tipos de processos de despesa que tramitam na Controladoria Geral do Estado. A capacitação irá proporcionar a celeridade na conclusão daquela instrução processual que ainda está em andamento.

"Queremos uniformizar os procedimentos de processo de algumas secretarias. Essa é a segunda capacitação feita pela gestão atual do Governo. Ela foi preparada com base na análise das dificuldades apresentadas por cada secretaria", informou.

O evento reuniu 300 servidores e contou com dois palestrantes: o assessor especial de Auditoria, Bruno da Silva Freitas; e o assessor especial do Departamento de Liquidação da Despesa, João Herbert Pereira Camacho. "Nosso foco principal foi discutir sobre a tramitação de processos licitatórios, administrativo e controle interno. Também tratamos sobre a fiscalização das contas públicas, abordando os aspectos de planejamento e contratação", informou Freitas.

Bruno Freitas lembrou da necessidade que as secretarias possuem para realizarem o controle interno dos processos. "Antes de promovermos essa palestra, identificamos os principais erros em processo. Agora iremos nivelar o conhecimento entre os servidores, para evitar esse problema, tornando os procedimentos ágeis", assegurou.

PERFIL PALESTRANTES

Bruno da Silva Freitas - assessor especial de Auditoria, atualmente lotado no Departamento de Análise Prévia da COGER, formado em Comunicação Social, pós-graduado em Compras Governamentais – Licitações e Contratos Administrativos, cursando MBA em Administração Pública. Atua desde 2009 na área de análise de procedimentos licitatórios e auditoria governamental.

João Herbert Pereira Camacho - assessor especial, lotado no Departamento de Liquidação da Despesa, formado em Direito. Desde 2015, atua na área de execução contratual e análise de procedimentos de liquidação da despesa.

 

Fonte: Secom/RR