Notícias da CERR

Notícias da CERR

18/06/2020

imagem da notícia

Dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 70 leitos de internação estão passando pelos ajustes finais de instalação no Hospital das Clínicas, no bairro Pintolândia, para garantir reforço ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Sousa Bento) no tratamento de pacientes com COVID-19.

Essa ampliação na oferta de leitos foi possível graças a uma parceria do Governo do Estado com o Hospital de Campanha de Manaus (AM), após articulação do governador Antonio Denarium juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier, e do deputado federal Ottaci Nascimento.

O Hospital das Clínicas terá um bloco com leitos exclusivos para pacientes com COVID-19. No local também estão sendo instaladas enfermarias exclusivas para pacientes com infectados pelo Coronavírus. Os novos leitos devem entrar em funcionamento ainda nesta quarta-feira, dia 17. Os leitos estão sendo montados parte com material disponibilizado pelo deputado estadual do Amazonas, Ricardo Nicolau, coordenador do Hospital de Campanha manauara e parte com equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado na semana passada.

Segundo o governador Antonio Denarium, atualmente Roraima conta com 48 leitos de UTI para pacientes com COVID-19. Com os 10 novos leitos no Hospital das Clínicas e mais 10 no Hospital de Campanha que devem ser abertos posteriormente, este o número deve subir para 68.

“Temos feito um esforço muito grande na aquisição de equipamentos, insumos, medicamentos e produtos médico-hospitalares. Hoje estamos recebendo aqui o deputado Ricardo Nicolau, trazendo experiências do Estado do Amazonas que vão ser muito importantes para Roraima”, disse.

Jalser Renier apontou que os primeiros pacientes serão transferidos para os leitos de UTI do Hospital das Clínicas já na quarta-feira. Ele pontuou também que é uma questão de honra abrir o Hospital de Campanha ainda esta semana.

“Confio no trabalho do governador, confio na força do Exército que tem desempenhado um trabalho importantíssimo com a Operação Acolhida e deixamos nosso agradecimento ao Ministério da Saúde que disponibilizou insumos necessários para suprir as deficiências de medicamento para os próximos 30 dias no Hospital de Campanha. O momento é de união e vamos resolver isso a quatro mãos”, afirmou.

CÁPSULA VANESSA – Além da disponibilização de insumos como medicamento e equipamentos, inclusive respiradores, Ricardo Nicolau ajudará Roraima com conhecimento, fruto da experiência na superação da crise da pandemia, considerada bem sucedida no Amazonas. Na capital do Estado vizinho, o Hospital de Campanha foi instalado em apenas quatro dias de trabalho e em dois meses de funcionamento já registra quase 800 pacientes recuperados.

Nicolau disse que uma das experiências que pretende trazer para Roraima é a Cápsula Vanessa, tecnologia desenvolvida pela equipe técnica do Grupo Samel, em conjunto com profissionais do Instituto Transire. O procedimento busca substituir a intubação utilizada na maioria das unidades por um protocolo menos invasivo, trazendo mais conforto aos pacientes e diminuindo os riscos de contaminação dos profissionais de saúde.

“É um protocolo que, graças a Deus, deu muito certo em Manaus, tanto nos hospitais privados quanto no Hospital de Campanha da Prefeitura, e a nossa vinda aqui é para implantar nas unidades de saúde, conversar com os fisioterapeutas, com os médicos e demonstrar o êxito que nós tivemos lá para que Roraima também possa ter os mesmos resultados que nós tivemos”, disse o coordenador.

Inicialmente cinco fisioterapeutas com experiência na área respiratória e manejo da COVID-19 no Amazonas vão ministrar um treinamento aos profissionais roraimenses. A reunião está prevista para esta terça-feira, dia 16.

Fonte: Secom/RR