Notícias da CERR

Notícias da CERR

09/01/2020

imagem da notícia

NO PASSARÃO

Com horário diferenciado, balsa Trombetas volta a funcionar

 

Antes, a embarcação fazia oito travessias por dia e remoções noturnas; a partir de agora, serão apenas cinco travessias entre as 7h e às 18h

 

Devido à falta de luminosidade no período noturno, a travessia é arriscada, dificultando qualquer trabalho de resgate em caso de incidente

A balsa Trombetas voltou a atender a população da região do Passarão, zona rural de Boa Vista, nesta quarta-feira, dia 8. Ela garante o trânsito de veículos e pessoas entre a vila do Passarão e mais de 20 comunidades indígenas do Baixo São Marcos.

A partir de agora, a embarcação vai ter um novo horário de funcionamento, fazendo apenas cinco travessias ao dia, três a menos do que era feito antes. Os novos horários são às 7h, às 10h, às 13h, às 16h e às 18h. Além disso, não serão mais feitas remoções de pacientes no período noturno, devido à dificuldade de trafegabilidade nesse horário.

O diretor do Depag (Departamento de Produção Agropecuária) da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Marlon Maia, lembrou que a balsa desceu o rio no mês de novembro de 2019 justamente após uma remoção noturna.

“Nós estamos avisando as entidades que necessitam desse serviço, como a Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena], que não faremos mais remoção noturna, pois a falta de luminosidade dificulta a travessia e torna praticamente impossível qualquer trabalho de resgate caso ocorra alguma imprevisto”, disse.

RESGATE – No final do mês de novembro, após uma falha mecânica, a embarcação desceu 12 quilômetros de distância do porto no rio Uraricoera. O trabalho de resgate, que levou mais de 40 dias, contou com duas equipes, uma para fazer o serviço de dragagem (alternativa que aprofunda o fundo do leito dos rios e canais, facilitando a navegação) e outra para puxar a embarcação.

 

Fonte: Ascom/Seapa

 

--