Notícias da CERR

Notícias da CERR

24/09/2019

imagem da notícia

MAIS SEGURANÇA

Guardas Civis de Bonfim serão capacitados pela Apics para atuar na fronteira com a Guiana

Acordo de Cooperação Técnica-Científica e Pedagógica entre Governo do Estado e a Prefeitura de Bonfim foi assinado nesta segunda-feira

Os Guardas Civis Municipais que forem aprovados no concurso público da Prefeitura de Bonfim, que está com inscrições abertas, passarão por uma capacitação na Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago) para atuarem no município que faz fronteira com a Guiana.

O acordo de Cooperação Técnica-Científica e Pedagógica entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, e a Prefeitura de Bonfim foi assinado nesta segunda-feira, 23, em cerimônia no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

O governador Antonio Denarium classificou o momento como mais um compromisso com a Segurança Pública do Estado, que será compartilhada entre o governo estadual e municipal.

“Bonfim pode se tornar um dos maiores produtores de grão de Roraima e com a instalação dos Free Shops [lojas livres de impostos] o município recebe um grande número de turistas, e por ser uma cidade fronteiriça precisamos de mais segurança”, disse.

O acordo, que tem vigência de dois anos, vai contemplar 21 guardas civis municipais da fronteira do município de Bonfim, sendo esse o requisito previsto na primeira etapa do concurso público. A carga horária será de 640 horas aula. A capacitação será ministrada por agentes de segurança do Governo do Estado, na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago.

 

A delegada Giuliana Castro, diretora da Apics, reforçou que esta é uma iniciativa que vai trazer muito benefício para a Segurança Pública, uma vez que a entrada de armas e drogas pelas fronteiras tem contribuído para o aumento da criminalidade em Roraima.

“Estamos preparados para fazer a formação dos profissionais, onde receberão capacitação profissional para atuarem nos limites legais para combater o crime na região. A Polícia Civil, Militar e Guardas Municipais de outras cidades serão os responsáveis em capacitar os novos guardas”, explicou.

Para o prefeito de Bonfim, Joner Chagas, além de reforçar a segurança na região, a parceria com o governo vai ajudar na redução de custos do executivo municipal.

“Essa parceria nos ajuda a não ter gastos uma vez que a Academia de Policiamento Integrado ficou à disposição para capacitar essas pessoas. Sem essa força do Governo, município não teria condições de fazer”, informou Chagas, agradecendo pelo apoio do Estado.

A formação pela Apics, conforme ressaltou o secretário de Segurança Pública, coronel Olivan Junior, vai garantir melhor qualificação para os profissionais.

“A Segurança pública se faz com a integração da segurança Federal, Estadual e Municipal e agora ganhamos esse componente importante principalmente porque tem expectativa de a Guiana ter extensão econômica rápida então é importante ter esses parceiros. E buscar um padrão que já é de sucesso, como é a formação pela Apics, evidencia a qualidade desses profissionais que vão se formar e trabalhar a favor do povo de Bonfim”, frisou.

Os guardas terão atividades de planejamento de projetos pedagógicos com fins de formação, estágios, treinamentos, cursos técnicos, capacitação e especializações de elaboração ou adaptação de cursos, bem como da realização de ações de apoio a sua execução por meio de aulas, instruções, monitorias e palestras.

 

--