Notícias da CERR

Notícias da CERR

04/06/2020

imagem da notícia


Salvar a vida das pessoas em tratamento contra o Coronavírus (COVID-19) tem sido um grande desafio para o Governo de Roraima, que desde o início da pandemia, não tem medido esforços para garantir atendimento eficiente aos pacientes.

Nesse sentido, nesta quarta-feira, 03, chegaram ao Estado 80 monitores multiparâmetros de sinais vitais para compor a estrutura dos leitos de retaguarda. Eles serão destinados aos novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) nas unidades de atendimento aos casos da COVID-19.

O governador Antonio Denarium aproveitou a oportunidade para verificar os equipamentos na manhã desta quinta-feira, 04, na GGAF (Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica). Ele reforçou que toda medida necessária está sendo tomada, por sua gestão, para que novos leitos de retaguarda sejam abertos, mas com estrutura de atendimento.

“Faço questão de acompanhar a entrega de cada carregamento de medicamentos e equipamentos que chegam ao Estado. Meu compromisso é com a saúde da população, nesse momento tão delicado que estamos vivendo. Estamos fazendo o possível para que nossas unidades de saúde façam o seu trabalho, que é salvar vidas”, garantiu Denarium.

Segundo a coordenadora da CGUE (Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência), Larissa Vianna, foram adquiridos dois tipos de monitores, sendo o modelo padrão é o mais completo, composto por módulos que aumentam as funções do equipamento.

"O modelo padrão realiza o trabalho de monitoramento dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da saturação do oxigênio. O monitor de capnografia, o mais completo, auxilia no monitoramento de dióxido de carbono e da taxa respiratória no paciente", explicou.

Os monitores multiparâmetros foram adquiridos com recurso próprio do Governo de Roraima, em um investimento total de R$ 1.584.000,00. Larissa afirmou que o próximo passo será a instalação imediata dos equipamentos nesta sexta-feira, 05, que já poderão ser utilizados por pacientes.

“Os monitores serão usados para criação de novos leitos no HGR [Hospital Geral de Roraima]; no (HMINSN) Hospital Materno İnfantil Nossa Senhora de Nazareth; no HRSOSP [Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto], em Rorainópolis; e na APC [Área de Proteção e Cuidados]. Os equipamentos serão tombados para então serem distribuídos", garantiu Larissa.

Ela destacou ainda que uma força tarefa foi planejada para que os equipamentos fossem transportados até o Estado com mais agilidade. "Os equipamentos vieram do Estado de São Paulo de avião por meio de transporte aéreo até Manaus, e seguiram de caminhão até Boa Vista com o apoio logístico de transporte do Corpo de Bombeiro Militar de Roraima", destacou.

POR UNIDADE – Serão destinados para o HRG 30 camas de UTI, 20 monitores, 10 ventiladores, 2 ventiladores de transporte.

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, a Maternidade, que já havia recebido 05 ventiladores, vai receber mais uma unidade do equipamento, além de 05 monitores e 05 canas de UTI.

O Hospital de Rorainópolis será contemplado com 05 monitores, 05 ventiladores, 01 ventilador de transporte e 05 camas de UTI.

HOSPITAL DE CAMPANHA – Para a APC (Área de Proteção e Cuidados), além da entrega dos 20 monitores, a CGUE também vai destinar ao Hospital de Campanha mais 13 camas, 35 suportes de soro, 10 ventiladores, 02 ventiladores de transporte, 40 estetoscópios adulto, 03 aparelhos para medir glicemia, 02 focos clínicos, 20 válvulas reguladoras de oxigênio e 30 fluxômetros oxigênio.

Fonte: Secom-RR