Notícias da CERR

Notícias da CERR

23/04/2019

imagem da notícia

Linhão de Tucuruí é tema de encontro com Bolsonaro

Em mais um encontro oficial com o presidente da República, o governador de Roraima, Antonio Denarium abordou a necessidade da construção do Linhão de Tucuruí

Fotos: Presidência da República

O governador Antonio Denarium se reuniu nesta segunda-feira, 22, com o presidente da República, Jair  Bolsonaro, para tratar de detalhes envolvendo as obras do Linhão de Tucuruí. O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF).

Na ocasião, o presidente Bolsonaro reafirmou o compromisso de iniciar a construção do Linhão de Tucuruí no segundo semestre deste ano, diante do caos energético que Roraima vive, sendo abastecido por termelétricas, que consomem diariamente, cerca de um milhão de litros de óleo diesel.

 

No ano passado, foram registrados 72 blecautes no fornecimento de energia elétrica no Estado. Enquanto as obras do Linhão não são concluídas, Roraima vai dispor de fontes de energia alternativas. Está marcado para o início de maio, um leilão para fornecimento de energia solar, eólica e de biomassa.

 

Participaram do encontro com o presidente, o ministro da Economia, Paulo Guedes e os deputados federais Jhonatan de Jesus, Haroldo da Cathedral, Hiran Gonçalves e Édio Lopes, além do secretário de Comunicação Social, Marcos Marques, da Representação do Governo de Roraima em Brasília, Carlos Andrade e o presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Márcio Grangeiro.

 

TERRAS – Outro assunto discutido entre Denarium e Bolsonaro foi a transferência de terras da União para o Estado. O secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Antonio Nabhan Garcia, ressaltou que a transferência deve iniciar em 30 dias, gerando segurança para quem já investe e atraindo novos investidores para Roraima.

"São ações que precisamos fazer para desenvolver o Estado. Roraima é o mais preservado do Brasil. Precisamos regularizar as nossas áreas produtivas, respeitando as demais áreas. Existem muitos produtores aguardando pela documentação, para poder ter acesso a crédito e investir", destacou o governador.

Além da reunião com o presidente, Denarium e os membros da bancada roraimense no Congresso, também conversaram com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Denarium também solicitou ao presidente e ao ministro da Economia, o início da execução do Plano de Recuperação Fiscal dos Estados e dos municípios que hoje possuem dívidas com a União.