JULHO VERDE | Governo adere campanha de prevenção de câncer de cabeça e pescoço

NOTÍCIA Assessoria de Comunicação
imagem da notícia

O Governo de Roraima está participando da campanha de prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço no Estado. A adesão pelo Executivo estadual atende ao pedido da ACBG Brasil (Associação de Câncer de Boca e Garganta) através do alerta de iluminar o palácio na cor verde durante todo mês de julho.

O objetivo da campanha é proporcionar mais visibilidade na luta, com a iluminação de prédios e monumentos. Além de fortalecer a importância do diagnóstico precoce, acesso ao tratamento e reabilitação pulmonar.

“Nesse momento importante o Governo de Roraima está aderindo à campanha, iluminando o Palácio Senador Hélio Campos com a cor verde. E com esse intuito estamos trabalhando com ações que visam à prevenção e o tratamento precoce, para diminuir os casos de câncer de cabeça e pescoço no Estado”, declarou o governador Antonio Denarium.

O Dia Mundial de Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. Atualmente no Brasil, são 17.670 casos em homens e 5.190 mulheres, sendo 10.194 mortes ocasionadas pela doença. Dados apontam que em Roraima, nos anos de 2019 e 2020, houve uma redução no número de casos de Câncer Oro-Faringe e Câncer de Tireoide, diminuindo de 17 para nove em ambos os casos. Já em 2021, até o momento, oito casos foram registrados.

A presidente da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima), Fernanda Ross, falou sobre a necessidade do diagnóstico e tratamento precoce das doenças. “A iluminação verde nos remete a esperança. Nós estamos falando de prevenção e tratamento oncológico. Então o objetivo é alertar a população a observar os sinais e sintomas que possam ser um câncer de cabeça e pescoço como; caroços, nódulos, rouquidão e feridas na boca que não cicatrizam por mais de 20 dias, ou seja, são sinais que trazem um alerta a busca pelo serviço de saúde", destacou.

Também sensível à causa, a primeira-dama, Simone Denarium alertou a população sobre a busca imediata pelo tratamento. “O julho verde é uma forma de nós incentivarmos a população a se cuidar mais, caso tenha algum sintoma, as pessoas precisam procurar imediatamente a Unacon", alertou.

Pelo Estado, o Governo oferece 28 serviços exclusivos para as pessoas com câncer, incluindo cirurgias oncológicas, quimioterapia e mastologia. Além disso, a Unacon dispõe de uma equipe multiprofissional composta por diversos especialistas.

Fonte: Secom - RR