DIA DO TRABALHADOR | Governo destaca empenho de servidores durante pandemia da COVID-19

NOTÍCIA Assessoria de Comunicação
imagem da notícia

Pela primeira vez na história do nosso Estado e do nosso país, estamos experimentando um Dia do Trabalho diferente. A COVID-19 tem obrigado parte da população a permanecer em casa, à espera do momento mais seguro para voltar ao trabalho, enquanto a outra continua na linha de frente para manter em funcionamento os serviços essenciais para a sociedade.

São profissionais da saúde, segurança, comunicação, comércio em geral, entre outros segmentos. Com criatividade, estão se superando e reinventando a forma de trabalhar, superando as dificuldades.

O governador Antonio Denarium destacou a atuação dos trabalhadores do setor público e da iniciativa privada em meio à pandemia do Coronavírus. Para ele, a soma dos esforços individuais tem refletido diretamente nos resultados coletivos.

“Muitos na linha de frente estão dando sua contribuição pelo bem comum. E a melhor forma de honrar o esforço e sacrifício desses trabalhadores é ficando em casa, respeitando o isolamento social de modo a evitar o surgimento de novos casos da doença [COVID-19]. Só assim vamos vencer esse desafio. Aos que estão em casa esperando o momento certo para voltar à ativa, seja em teletrabalho ou não, o nosso agradecimento”, disse o governador.

Mesmo antes da pandemia, a valorização dos servidores públicos de Roraima da Administração Direta e Indireta fez parte das ações da atual gestão de Governo. Além de realizar o pagamento em dia do quadro de servidores, o Executivo Estadual também priorizou a atualização dos PCCRs (Planos de Cargos, Carreira e Remuneração).

Diante dos avanços, o titular da Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração), Pedro Cerino, lembra que no ano de 2019 o Governo do Estado atualizou quatro PCCRs das Administrações Direta e Indireta e pagou os valores aos servidores em janeiro de 2020.

"É importante destacar que quase todas as categorias de servidores públicos do Estado já têm seus PCCRs atualizados. Uma pequena parte ainda está em processo de estudo para atualização e pagamento", informou o secretário.

Ainda de acordo com Cerino, o Governo do Estado, por meio da Segad, está realizando estudos para efetuar os pagamentos das progressões e retroativos de todos os PCCRs dos servidores estaduais.

"Estão sendo pagos, também, todos os processos que já estão tramitados e aptos ao pagamento como Adicionais de Qualificação, Verbas Rescisórias e demais direitos", pontuou Cerino.

Ele complementou com o compromisso do Governo em pagar os salários em dia. "Apesar das dificuldades financeiras, o Governo do Estado não deixou de cumprir com o dever de pagar os servidores. Isso é o resultado de um trabalho focado no equilíbrio das contas públicas promovido pela gestão", explicou.

PCCR DA SAÚDE

Na lista das ações do Governo em favor do servidor, também está incluída elaboração do PCCR da saúde. O titular da Segad lembra que o assunto foi pauta de uma reunião realizada em dezembro de 2019 entre o Governo de Roraima e o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima.

"Observados e discutidos os detalhes, foi feita a construção do plano, com a participação dos profissionais das categorias e a proposta foi encaminhada neste mês de abril à Seplan [Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento] para estudo de impacto orçamentário para, posteriormente, ser analisada e votada pela Assembleia Legislativa de Roraima", explicou Cerino.

O secretário afirmou ainda que o pagamento de progressões, algo bastante aguardado pela categoria, também será realizado. "O pagamento já foi autorizado pelo governador Antonio Denarium e deve ser confirmado na folha de pagamento referente ao mês de maio de 2020. Para o servidor representa a valorização e reconhecimento da carreira no serviço público. Para o Governo, servidor mais motivado e preparado para desempenhar suas atribuições", ressaltou.

QUALIDADE DE VIDA

Preocupado com a qualidade de vida do servidor, o Governo do Estado também criou por meio da Escola de Governo e Segad, o Programa Cuidando do Servidor, que realiza a avaliação periodicamente a saúde e a qualidade de vida no ambiente de trabalho dos servidores.

"E neste momento de pandemia estamos seguindo todas as orientações necessárias para ajudar o servidor a realizar seu trabalho de forma segura. Também estamos realizando um trabalho de orientação aos servidores endividados com empréstimos consignados", completou Cerino.

O Cartão do Servidor é outro avanço que garante aos trabalhadores descontos de 10% a 50% em diversos serviços oferecidos por empresas e instituições, por meio de convênios celebrados pela Segad.

"O mais importante é que o servidor não paga nada pelo cartão e os descontos proporcionados por ele. Para solicitar, basta acessar o portal do Governo de Roraima na Internet, no endereço www.portal.rr.gov.br", informou.

Fonte: Secom - RR