CRÉDITO ITINERANTE | Desenvolve Roraima leva investimentos para produtores rurais e empreendedores

Assessoria de Comunicação
imagem da notícia

Durante três dias, cerca de 150 pessoas entre produtores rurais da agricultura familiar e pequenos empreendedores dos municípios de Caroebe, São Luiz do Anauá e Rorainópolis receberam orientações sobre as linhas de crédito, sendo que 120 deles já estão aptos a desenvolver projetos para a obtenção dos financiamentos.

Participaram das ações itinerantes a equipe da Desenvolve Roraima, juntamente com a equipe do Iaterr (Instituto de Assistência Técnica de Roraima) para efetivar os financiamentos do crédito rural e do microcrédito empreendedor. O objetivo do Governo é que o microcrédito chegue a todos os municípios do Estado, gerando estímulo ao desenvolvimento socioeconômico das localidades atendidas.Segundo Mgleide Carneiro, Diretor de Crédito da Desenvolve Roraima, que acompanhou a equipe durante a ação, a importância de se fazer presente por todo o Estado é valorizar pequenos comerciantes e famílias de agricultores que impulsionam o crescimento de suas regiões.

“As ações itinerantes da Desenvolve Roraima por todo Estado são de suma importância porque valorizam os pequenos comerciantes, os pequenos produtores, fomentam o comércio e a agricultura familiar. O crédito que se leva é um crédito orientado e assistido, que impulsiona o crescimento das regiões, além de ser acessível, uma vez que as condições praticadas são mais vantajosas do que aquelas disponíveis no mercado financeiro tradicional”, declarou.

Darlan Ricardo, produtor rural em Caroebe, vê o crédito como um investimento para valorização de sua produção de suínos. “Eu estou aderindo a este projeto de microcrédito porque eu trabalho com suinocultura e através desse crédito eu vou agregar valor à produção, que é uma fonte de renda, e qualidade que é fundamental”, afirmou.

Em Rorainópolis, por meio desta ação, 33 produtores puderam assinar os contratos para formalizar seus financiamentos, em Caroebe, foram 9 contratantes e Caracaraí, 4, totalizando um valor de R$ 230 mil, para ser injetado na economia do sul do Estado.

Rafael Scandolara, produtor na vicinal 43, de Rorainópolis, que trabalha com o cultivo de melancia fala sobre a consolidação que o crédito vai proporcionar em sua produção. “Estou agradecido à Desenvolve pelo crédito que estão me dando aqui, e também o Iaterr. Esse dinheiro veio em boa hora, porque vou fazer meu plantio de melancia e ampliar mais a área, agora”, disse.

Assistência Técnica para produtores rurais

Os produtores rurais recebem a assistência técnica do Iaterr para que tenham acesso ao crédito rural da Desenvolve Roraima. Para dar início ao processo de financiamento, o produtor interessado deve procurar a unidade em seu município.

Os técnicos estão habilitados para fazer o atendimento ao produtor, realizando o levantamento e análise das atividades rurais e, deste modo, assessorá-lo na identificação de necessidades e definição dos investimentos.

Neste segmento, os financiamentos visam o incentivo ao agronegócio no que tange a aquisição de insumos agropecuários, máquinas agrícolas, custeio de matéria prima para o cultivo, além da implantação de infraestrutura básica ou da melhoria das condições já existentes na propriedade.

Crédito para pequenos empreendedores

A Desenvolve Roraima disponibiliza a linha Microcrédito Empreendedor para os mais variados segmentos econômicos e possibilita a autônomos, MEI’s, micro e pequenas empresas o fortalecimento de seus negócios e, especialmente, a geração de emprego e renda.

Estando formalizados ou não, os empreendedores têm condições de aumentar o capital de giro e o investimento fixo por meio do acesso a condições únicas no mercado como a carência de seis meses para começar a pagar, taxa de 0,99% ao mês e a liquidação do financiamento em até 30 parcelas mensais.

 

Fonte: Secom - RR