CONTRA INFLUENZA | Idosos e professores vão ser imunizados contra gripe a partir desta terça

NOTÍCIA Assessoria de Comunicação
imagem da notícia

Com cronograma estruturado e agilidade na distribuição, o Governo de Roraima vai dar início a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a gripe Influenza no estado, nesta terça-feira, 11. É a segunda etapa da Campanha e agora deverão ser priorizados os idosos com 60 anos ou mais e professores.

De acordo com a gerente do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Alice Dantas, o Estado tem cumprido com eficiência a logística de distribuição e a entrega dos imunizantes para os municípios já foi realizada. “Todos os municípios de Roraima estão abastecidos com os imunizantes, sendo necessário apenas que as pessoas inseridas nessa segunda etapa compareçam à uma Unidade Básica de Saúde para serem imunizadas”, ressaltou.

A coordenadora reforça ainda que as pessoas que integram o grupo da primeira etapa da Campanha que ainda não se vacinaram, também devem se dirigir a Unidade Básica de Saúde para receberem a primeira dose.

A meta de vacinar até 90% dos grupos prioritários, quando comparada com dados do SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização) indica índices baixos na cobertura vacinal contra a gripe influenza, tanto a nível regional quanto nacional.

Até esta segunda, 10, em todo o Brasil, somente 9,7% do público alvo tomou a vacina da gripe. A região norte, dentre todas as regiões, é a que possui o menor índice, com 6,9%. “É um índice muito baixo, mesmo que ainda estejamos entrando na metade da campanha. Por isso é importante deixar claro que continuam podendo tomar a vacina, prioritariamente, as crianças de 6 meses até 6 anos de idade, gestantes, puérperas (45 após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde, que são as pessoas que estão na primeira etapa”, reforçou.

Campanha de vacinação vai durar até julho

Os idosos e professores devem ficar atentos, pois conforme o cronograma de vacinação, a segunda etapa, que começa amanhã, seguirá até 08 de junho. Em junho também deverá ser iniciada terceira etapa da vacinação, que atenderá mais um grupo prioritário onde estão inclusos: trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Fonte: Secom - RR