Notícias da CERR

Notícias da CERR

20/07/2020

imagem da notícia

A comitiva do Governo de Roraima, formada por secretários e liderada pelo governador Antonio Denarium, esteve nesta quinta-feira,16, no município de Cantá entregando obras, Autorização de Ocupação e fazendo convênios com a prefeitura local. Deputados estaduais da base aliada também participaram da ação. Cantá foi o quarto município a assinar os acordos de cooperação técnica com o Estado. Todos os 14 municípios do interior serão atendidos.

O convênios são para a limpeza e manutenção da cidade e das vilas. O prefeito Carlos Barbudo disse que a parceria com o Governo de Roraima é fundamental para a sobrevivência do município. De acordo com o prefeito, o Cantá conta com apenas um carro coletor de lixo, o que deixa desfalcadas as vilas. Com esse recurso, será adquirido outro carro de lixo, proporcionando uma coleta melhor aos moradores.

“Quando o carro de lixo tem que ir paro o [bairro] Santa Cecília, a sede fica descoberta. Isso acumula muito o lixo. Mas agora, graças a essa parceria, vamos resolver esse problema”, disse.

Denarium enfatizou que trabalhar em conjunto com as prefeituras é um compromisso da sua gestão. Destacou que quando se investe em limpeza das ruas, está se investindo em saúde.

"Estamos investindo na saúde através da limpeza das cidades. Quando a gente mantém tudo limpinho, estamos prevenindo doenças. Esses convênios estão sendo assinados nos 14 municípios do interior, levando o benefício para toda a população", enfatizou.

Reforma da Escola Barbosa de Alencar

Na vila São José, o governador Antonio Denarium, acompanhado do senador Chico Rodrigues e dos deputados estaduais Aurelina Medeiros, Xingu, Renan Filho, Eder Lourinho, Nilton do Sindpol e Gabriel Picanço, participou da solenidade de entrega da obra de revitalização da Escola Estadual Barbosa Alencar e da nova quadra de esportes.

O prédio, que há 15 anos não passava por uma reforma, agora conta com estrutura modernizada na parte elétrica e hidráulica, além de portas, janelas e piso novos. Na oportunidade, o governador anunciou a construção do muro da escola.

Denarium destacou a satisfação em entregar a obra e ressaltou que sua gestão irá reformar todas as escolas do Estado, além de construir novas unidades educacionais.

“Temos o maior projeto de construção e reforma de escolas do Estado de Roraima. Vamos reformar 50 escolas na capital e no interior e 65 escolas em comunidades indígenas. Vamos construir outras 14 escolas”, ressaltou.

Regularização de terras

Ainda no município de Cantá, o governador Antonio Denarium entregou 15 Autorizações de Ocupação para produtores da agricultura familiar da região. Com a Autorização de Ocupação, o produtor tem a segurança jurídica da sua terra, além de dar acesso às políticas públicas de incentivo e crédito bancário.

Um dos beneficiados foi o Manoel Nogueira, de 79 anos. Manoel mora nas proximidades da vila Félix Pinto há 32 anos e até hoje não tinha nenhum documento da sua terra.

O agricultor não escondeu a emoção de receber o documento. Disse que, prestes a completar 80 anos, não tinha mais esperança e que essa é a realização de um sonho.

“A gente sempre ouvia promessas, mas nunca chegava o dia. Mas hoje realizei o meu sonho e o da minha família. Agradeço ao governador por me dar a oportunidade de dizer que tenho a minha terra”, afirmou.

Denarium lembrou que para ter direito ao documento, os produtores tiveram que se enquadrar em todos os critérios exigidos. O próximo passo é o Título Definitivo, que depende do assentimento prévio das faixas de fronteira, do Governo Federal.

“As terras já foram repassadas para o Estado, mas como se trata de uma área na faixa de fronteira, precisamos do assentimento prévio. Quando sair o assentimento, o produtor só precisará trocar pelo Título Definitivo“, disse.

Nesta sexta-feira, 17, serão entregues mais Autorizaçoes de Ocupação no município de Alto Alegre. No sábado, 18, é a vez de Bonfim, totalizando 10 mil hectares de terras regulamentadas.

Recuperação de vicinal

A vicinal 11, da vila São José, no município de Cantá, está sendo totalmente recuperada. As patrulhas mecanizadas já alcançaram 35km dos 40km da estrada. E quem ganha com isso são os agricultores da região, famosa pela produção de farinha.

Um deles é o senhor José Domingos, que mora na vicinal há 20 anos. Disse que ele e os vizinhos estavam ilhados antes das obras e agradeceu ao governador pelo trabalho. Segundo o produtor, ele demorava cerca de duas horas para chegar à BR-432 e hoje leva apenas 30 minutos.

“Essa estrada está ficando melhor do que quando foi construída. Antes a gente saia de casa sem saber se ia chegar. Agora vamos poder escoar nossa produção com segurança. Muito obrigado, governador, por olhar por essa vicinal “, agradeceu.

O governador Antonio Denarium afirmou que, desde o inicio da gestão, já foram recuperados 500km de estradas vicinais.

“Agradeço a todos os parlamentares federais e estaduais que destinaram emendas para a recuperação de estrada, o que possibilitou o maior projeto de recuperação de estradas, com mais de 1.200km que serão reconstruídas”, complementou.

Fonte: Secom/RR