História

foto da cerr

A Companhia Energética de Roraima - CERR foi inaugurada no dia 05 de abril de 1969, pelo governador Hélio da Costa Campos. Na época, a empresa tinha o nome de Centrais Elétricas de Roraima (Gerador de 1.875 KVA) e funcionava na avenida Major Williams, bairro São Pedro e atendia todo o Estado, inclusive a capital Boa Vista.

Com a encampação de parte da CERR pela Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. – Eletronorte, em 1989, onde esta assumiu as atividades desenvolvidas pela CERR no município de Boa Vista, foi criado assim a Regional de Boa Vista (Bovesa), hoje Eletrobrás Distribuidora Roraima, empresa que ficou responsável pela distribuição, comercialização e geração de energia elétrica na capital.

À CERR ficou a tarefa de atuar na Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de energia elétrica em todo o interior do Estado de Roraima. A sede administrativa da Empresa funciona na cidade de Boa Vista, na rua Presidente Castelo Branco, 1163, bairro Calungá.

A distribuidora atende o interior do Estado, que abrange um universo populacional de 166 mil habitantes (IBGE – 2010), ou seja, 37% da população de Roraima.

Em 2012, a empresa aumentou em 11,5% o número de consumidores, alcançando 36.161 clientes, com um crescimento de 13% na energia requerida, atingindo o patamar de 195.541 MWh.

Ainda em 2012, o acionista majoritário da CERR, Estado de Roraima, deu seguimento ao processo de federalização da Companhia. Após determinação da Presidenta da República, Dilma Rousseff, deu-se início aos entendimentos com o Ministério de Minas e Energia – MME e a Eletrobras o que resultou na assinatura, no dia 26 de novembro de 2012 do Protocolo de Intenções, entre as Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras e o Estado de Roraima, com a Interveniência da CERR, tendo como objeto: a recuperação técnica, econômica e financeira da CERR,a adoção de um modelo de gestão adequado, do padrão de qualidade dos serviços compatível com o requerido pela Aneel,a busca gradativa dos padrões técnicos e financeiros mais adequados, bem como a transferência de know-how em gestão de empresas do setor elétrico e transferência da gestão e do controle acionário da CERR para a Eletrobras.

No dia 12 de setembro de 2013, foi assinado o Acordo de Acionistas, celebrado entre a Eletrobras e o Governo do Estado de Roraima com a interveniência da CERR, o que possibilitou a CERR ser administrada por meio de uma gestão compartilhada entre Eletrobras e Governo do Estado. Essa mudança na estrutura da Diretoria Executiva da Companhia visa à adoção de uma gestão que possibilite a manutenção, pela CERR, do padrão de qualidade dos serviços compatível com o requerido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), além de melhorar os serviços prestados à população.

Geração

Para manter o sistema de geração e distribuição de energia, a CERR encerrou 2012 operando com 181 sistemas elétricos, destes, 54 estão interligados à capital Boa Vista, que recebe energia do Complexo Energético de Guri, na Venezuela, bem como a sede do município de Pacaraima, recebendo energia diretamente de Santa Elena de Uairén. Quatro localidades funcionam interligadas ao Complexo Energético Governador Otomar de Souza Pinto – PCH Jatapú e 122 são interligadas a sistemas térmicos.

A CERR realizou em 2012 o fornecimento de energia elétrica através de geração térmica em 97 sistemas isolados no interior do estado de Roraima.

A estrutura administrativa da CERR é composta por quatro Diretorias e 43 Agências nos municípios, que fazem parte da administração descentralizada da empresa. As Agências são responsáveis pela comercialização e manutenção dos sistemas elétricos, como também a cobrança da energia consumida nas sedes dos municípios e comunidades quem tem a energia faturada.

A estrutura administrativa da CERR é composta por 43 Agências nos municípios, que fazem parte da administração descentralizada da empresa. As Agências são responsáveis pela operação e manutenção dos sistemas elétricos e comercialização da energia. Dessas Agências, 15 são dotadas de Gerências Comerciais e Operacionais e as demais só com Gerências Operacionais.

*Dados estatísticos levantados até dezembro de 2012.

Contatos

Av. Pres. Castelo Branco, 1163 Calungá, CEP: 69303-035

info@cerr.net.br

+ 55 (95) 4009 1500

+ 55 (95) 4009 1500